Por mais respeito

Positiva a iniciativa da Procuradoria da Mulher, na Câmara de Pelotas, coordenada pela vereadora Miriam Marroni (PT). Material institucional (foto) é entregue nos ônibus do transporte coletivo, com o objetivo de reduzir e coibir os vários tipos de assédios que ocorrem, em especial, o de contato físico. Os panfletos dizem ao assediador que, naquele ônibus, não tem lugar para ele e são indicados meios para denúncias e queixas, a começar pelo momento da ocorrência. É preciso não ter vergonha nem medo de enfrentar a situação, exatamente para coibir tal prática.

POVO
Moradores no Alto da Cruz, 5º Distrito de Canguçu, programaram para as 7h30min de ontem o início de um protesto em função das precárias condições de trafegabilidade da estrada municipal.

MOVIMENTO
Sabedor da iniciativa, o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) ingressou no Poder Judiciário com uma Ação de Interdito Proibitório. Para impedir a manifestação, com a justificativa de prejuízos sociais e econômicos. Obteve deferimento.

BRONCA
Os moradores e produtores querem melhorias na manutenção da estrada, toda em chão batido. A estrada seria trancada até a chegada das máquinas da Prefeitura e o inicio dos trabalhos. Comunidade espera que alguma coisa seja feita de imediato.

DESAVENÇAS
A situação também tem seus desdobramentos políticos. Pegoraro entende que o movimento teve participação do vereador Arion Braga (PP), que, além de ser forte crítico da administração na Câmara, é nome para concorrer a prefeito no ano que vem.

REALIDADE
Na programação de seus 80 anos, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul promove hoje o debate intitulado “Assédio moral e seu impacto no trabalho dos jornalistas”. Às 18h30min em suas redes sociais.

REALIDADE II
Tema atualíssimo, que envolve profissionais masculinos e femininos. Participações confirmadas de Samira Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, José Ribeiro, do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Jane Reos, médica do trabalho, e Mônica Cabanas, diretora do Sindicato gaúcho.

HISTÓRIA
Sobre a Revolução de 1923, que terá programação comemorativa do centenário neste ano. Foi um movimento armado, liderado por Joaquim Francisco de Assis Brasil, e que chegou a Pelotas em 29 de outubro de 1923.

HISTÓRIA II
A cidade foi invadida e conquistada pelas tropas do general Zeca Netto e o 4º Exército Libertador. Pelotas ficou sob o domínio dos rebeldes por 12 horas. O sobrado na esquina da rua Félix da Cunha com a praça Cel. Pedro Osório tem placa a respeito.

DE NOVO
Projeto de Lei 34/2023, de autoria da vereadora Cristina Oliveira (PDT), deverá estar na pauta da sessão da Câmara de Pelotas. Ele proíbe o uso de veículos de tração animal para destinação de fretamento, locomoção de caixas ou materiais de construção na zona urbana.

DE NOVO II
O tema é recorrente. Em legislaturas passadas, foi apresentado e rejeitado, com fortes protestos dos charreteiros. Em fevereiro de 2020, Cristina Oliveira (PDT) protocolou a mesma iniciativa, quando foi rejeitada e arquivada.

BRONCA
Em julho de 2021 foi a vez da vereadora Marisa Schwarzer (PSB) apresentar projeto com o mesmo objetivo. Foi rejeitado, não sem antes propiciar debates, ofensas e críticas por parte do vereador Anselmo Rodrigues (PDT), que chegou a comparar os cavalos de força da caminhonete da vereadora com os animais.

ENTENDA

Foto: Gustavo Vara - Ascom


O atual corregedor geral da Justiça Militar do Estado, desembargador militar cel. PM Paulo Roberto Mendes Rodrigues, esteve em visita à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). No encontro (foto), o início das tratativas para a criação de eventos de divulgação e atividades na rede escolar municipal sobre o centenário da Revolução de 1923. Os devidos encaminhamentos serão dados. O cel. Mendes, como é conhecido na caserna, é nascido em Pelotas e foi comandante geral da corporação. Gostava de uma polêmica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLENÁRIO

Próximo

AGULHADAS

Deixe seu comentário